Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

OS GOVERNADORES DOS BANCOS CENTRAIS DOS PAÍSES ADERENTES PARTICIPAM NA REUNIÃO DO CONSELHO GERAL DO BCE

26 de Junho de 2003

Os governadores dos bancos centrais dos dez países aderentes (BCPA) participaram hoje, pela primeira vez, como observadores numa reunião do Conselho Geral do BCE. Zdeněk Tůma (Česká národní banka), Vahur Kraft (Eesti Pank), Christodoulos Christodoulou (Central Bank of Cyprus), Ilmārs Rimšēvičs (Latvijas Banka), Reinoldijus Šarkinas (Lietuvos bankas), Zsigmond Járai (Magyar Nemzeti Bank), Michael C. Bonello (Central Bank of Malta/Bank Centrali ta’ Malta), Leszek Balcerowicz (Narodowy Bank Polski), Mitja Gaspari (Banka Slovenije) e Marián Jusko (Národná banka Slovenska) assistiram à sua primeira reunião do Conselho Geral, na qual esteve igualmente presente o Comissário Pedro Solbes.

Em Setembro de 2002, com o objectivo de aumentar a cooperação com os BCPA na preparação para o alargamento do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), os órgãos de decisão do BCE decidiram convidar os governadores e os especialistas dos BCPA a participarem, a partir da data de assinatura do Tratado de Adesão, nas reuniões do Conselho Geral e dos Comités do SEBC, respectivamente.

Estando o alargamento da UE e do SEBC agendado para 1 de Maio de 2004, a reunião de hoje do Conselho Geral foi a primeira a ser realizada após a assinatura do Tratado de Adesão no dia 16 de Abril de 2003, em Atenas. Da ordem de trabalhos do Conselho Geral constava, entre outros assuntos, uma troca de pontos de vista sobre a evolução económica, monetária e financeira na área do euro, nos Estados-membros não participantes na área do euro e nos países aderentes.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa