Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Ambiente, saúde e segurança

O BCE preocupa‑se com o ambiente e quer garantir que as notas de euro sejam produzidas e utilizadas com segurança, não representem riscos para a saúde e sejam tão respeitadoras do ambiente quanto possível.

Para manter padrões elevados no que respeita à saúde, à segurança e às condições ambientais durante a produção de notas de euro e relativamente às matérias‑primas, os fabricantes estão obrigados a cumprir requisitos precisos estabelecidos pelo BCE.

O cumprimento desses requisitos é verificado anualmente. Os requisitos são complementados por dois sistemas de gestão assentes em normas internacionais, a norma ISO 14001 e a norma ISO 45001.

Sistema de gestão ambiental

O sistema de gestão ambiental assegura que as notas de euro sejam produzidas da forma mais sustentável possível, contemplando inclusivamente as matérias‑primas.

Desde a introdução do euro que o BCE acompanha o impacto ambiental da produção de notas de euro e das respetivas matérias‑primas e promove iniciativas de sustentabilidade para reduzir ainda mais o seu impacto ambiental. Está também atento às novas preocupações ambientais que vão surgindo.

Em 2004, foi realizada uma análise do ciclo de vida para medir o impacto ambiental da primeira série de notas de euro. Os resultados foram utilizados para aplicar medidas destinadas a reduzir a pegada ambiental das notas, tais como a utilização de algodão 100% sustentável e a proibição da deposição de resíduos de notas em aterros.

Os fabricantes de caixas automáticos (multibancos/ATM) também trabalharam para reduzir o seu consumo de energia, que melhorou significativamente nos últimos 15 anos.

Realizámos uma nova avaliação do impacto ambiental da segunda série de notas de euro, a série “Europa”, utilizando a metodologia da pegada ambiental dos produtos da Comissão Europeia. Esse estudo indica que o impacto ambiental do uso de notas de euro como meio de pagamento por uma pessoa é, em geral, muito reduzido, em comparação com o das outras atividades quotidianas dessa pessoa.

Mais informações sobre o estudo

Sistema de gestão da saúde e segurança

O BCE monitoriza as notas para garantir que a sua produção e utilização são seguras e procede a avaliações do risco de fatores químicos e biológicos.

Por exemplo, garantimos que toda e qualquer substância química usada nas notas apresente níveis muito inferiores aos níveis preocupantes para a saúde humana e esteja em conformidade com a regulamentação da UE.

Protegemos também as pessoas que intervêm no fabrico de notas de euro, exigindo que a produção de notas e as respetivas matérias‑primas cumpram a norma internacional (ISO 45001) relativa aos sistemas de gestão da saúde e segurança no trabalho.

As notas, tal como a maioria dos artigos manuseados por um grande número de pessoas, podem ser vetores de bactérias ou vírus. Os resultados de testes independentes confirmam que a utilização de notas de euro é segura e não representa um risco maior do que o de tocar em qualquer outra superfície comum, como a maçaneta de uma porta.

No início da pandemia de coronavírus (COVID‑19), aferimos se as notas e moedas de euro poderiam contribuir para a transmissão da COVID‑19. Os resultados indicaram que as notas de euro utilizadas nos pagamentos não representam um risco de infeção significativo. 

Leia o nosso estudo sobre a potencial transmissão da COVID‑19 através de notas.

Todas as páginas desta secção