Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Júri internacional selecciona os três projectos vencedores do concurso de arquitectura para a nova sede do BCE

13 de Fevereiro de 2004

O júri internacional, presidido pelo Vice-Presidente do BCE, Lucas Papademos, seleccionou hoje os três projectos vencedores do concurso internacional de planeamento urbanístico e projecto de arquitectura para a nova sede do BCE em Frankfurt am Main, na Alemanha. Fica, assim, concluída a segunda e última fase do concurso.

Os vencedores são:

1º prémio: Coop Himmelb(l)au, Viena, Áustria

Este conceito conjuga de forma inteligente o antigo e o moderno, resultando numa composição escultórica. O conjunto arquitectónico é formado por três elementos básicos: o Grossmarkthalle, um “groundscraper” e torres gémeas poligonais. No anteprojecto concebido para a primeira fase, um dos extremos do “groundscraper” projectava-se até à margem do rio e o outro sobrepunha-se transversalmente ao Grossmarkthalle. Agora, na segunda fase, o “groundscraper” situa-se paralelamente ao edifício histórico, deixando este intacto. O Grossmarkthalle é utilizado como entrada principal do BCE, funcionando também como espaço público, e está ligado às duas torres de escritórios através do centro de conferências localizado no “groundscraper”, formando um todo conciso e funcional.

2º prémio: ASP Schweger Assoziierte, Berlim, Alemanha

A composição vertical encimada por uma plataforma contrasta com o Grossmarkthalle, sem se “impor” sobre o edifício histórico, que será bem preservado, não obstante o telhado ser substituído por uma cobertura de vidro. Este conceito inovador terá um efeito impressionante, com os edifícios verticais ligados por um átrio de acesso e a plataforma no topo. O módulo destinado a uma possível ampliação das instalações no futuro consiste numa torre adicional.

3º prémio: 54f architekten/T.R. Hamzah & Yeang, Darmstadt, Alemanha/Selangor, Malásia

Neste projecto, os eixos urbanos são prolongados e integrados na área de intervenção, e servem para criar diferentes paisagens e elementos arquitectónicos. Duas torres distintas ficarão localizadas a sul do Grossmarkthalle, “enriquecendo o actual perfil urbano da cidade”. O conceito de espaço aberto foi bem explorado. A elevada qualidade dos escritórios reflecte as considerações em termos de ambiente e energia. Trata-se de um projecto que valoriza a área da futura sede e as proporções dos edifícios novos não se “impõe” sobre o Grossmarkthalle. Além disso, permite uma boa integração da zona circundante, incorporando muitos requisitos definidos no programa funcional.

Lançado em Novembro de 2002 (ver Comunicado do BCE de 26 de Novembro de 2002), o concurso restrito consistia em duas fases, precedidas de uma pré-selecção de 80 candidatos qualificados (ver Comunicado do BCE de 7 de Abril de 2003) e possivelmente seguidas de uma fase opcional de revisão de projecto. Dos 80 candidatos, 71 enviaram os respectivos anteprojectos de arquitectura até 7 de Julho de 2003, o prazo para a primeira fase. Em 28 e 29 de Agosto de 2003, o júri seleccionou 12 candidatos para a segunda fase, que teve início em 15 de Setembro de 2003, devendo os projectos de arquitectura serem apresentados até 12 de Dezembro de 2003.

O júri avaliou os 12 projectos com base nos seguintes critérios:

  • plano geral urbanístico, arquitectura e enquadramento paisagístico;
  • conformidade com as principais características descritas no programa espacial e funcional;
  • viabilidade do projecto em termos de ambiente e energia e conformidade com as principais características descritas nos requisitos técnicos do BCE;
  • observância dos regulamentos aplicáveis neste âmbito, em particular a legislação em matéria de construção e ambiente.

Na fase de revisão de projecto que se realizará a seguir, o Conselho do BCE solicitará a um ou mais vencedores a revisão das respectivas propostas, para se chegar a um consenso em cooperação com o BCE e a Câmara Municipal de Frankfurt, tendo em vista um projecto final. Após esta fase, o Conselho do BCE adjudicará a um dos três vencedores o contrato para a execução do plano de pormenor da futura sede.

De 21 de Fevereiro a 14 de Março de 2004, estará patente ao público no Deutsches Architektur Museum, em Frankfurt am Main, uma exposição de todos os projectos de arquitectura apresentados em ambas as fases. Para o dia 20 de Fevereiro de 2004 está agendada uma sessão destinada à comunicação social e que terá início às 11h00.

Para mais pormenores sobre os projectos vencedores e fotografias das maquetes, consultar o site do BCE.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa