Declaração pública do Banco Central Europeu de apoio a medidas no sentido de evitar a utilização do sistema financeiro para o financiamento de actividades terroristas
O Conselho do Banco Central Europeu apoia na totalidade as medidas, tomadas na sequência dos terríveis actos cometidos contra alvos nos Estados Unidos, no sentido da intensificação dos esforços para evitar a utilização do sistema financeiro no financiamento de actividades terroristas. Salienta que é fundamental que o sistema financeiro extremamente avançado, para o qual contribuiu a introdução do euro, não seja e não possa ser utilizado para facilitar actividades criminosas. Em especial, tal sistema não deve beneficiar nem pessoas, nem organizações associadas a actividades terroristas de modo a assegurar que a confiança do público na integridade do sistema seja totalmente mantida. Tendo em conta a globalização financeira, as medidas no sentido de evitar a utilização do sistema financeiro para o financiamento de actividades terroristas devem ser aplicadas o mais generalizada e uniformemente possível.
O Eurosistema está empenhado em fazer tudo o que esteja em seu poder para contribuir para a adopção, implementação e execução de medidas contra a utilização do sistema financeiro em actividades terroristas. Tal está a ser realizado mediante constante consulta de outras instituições e autoridades internacionais, europeias e nacionais competentes na matéria.
Banco Central Europeu
Direção-Geral de Comunicação
- Sonnemannstrasse 20
- 60314 Frankfurt am Main, Alemanha
- +49 69 1344 7455
- media@ecb.europa.eu
A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.
Contactos de imprensa