- COMUNICADO
- 2 de abril de 2020
BCE prolonga reexame da sua estratégia de política monetária até meados de 2021
- Os eventos serão adiados por um período de seis meses devido à pandemia de coronavírus.
- A conclusão do reexame está agora prevista para meados de 2021.
O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu prolongar o horizonte temporal do reexame da sua estratégia de política monetária. Na atual situação, os órgãos de decisão e os membros do pessoal do BCE e dos bancos centrais nacionais do Eurosistema estão a centrar todos os seus esforços na resposta aos desafios colocados pela pandemia de coronavírus. Por conseguinte, a conclusão do reexame da estratégia será adiada, passando do final de 2020 para meados de 2021.
Em virtude das medidas sanitárias aplicadas na União Europeia, incluindo o confinamento de espaços públicos e as regras que proíbem ajuntamentos de grupos de pessoas em vários países da área do euro, os eventos de interação com o público a organizar pelo BCE e pelos bancos centrais nacionais do Eurosistema – inicialmente agendados para o primeiro semestre de 2020 – deverão agora ser realizados no segundo semestre de 2020. O Fórum do BCE sobre Banca Central, realizado anualmente em Sintra, foi adiado e terá lugar de 10 a 12 de novembro de 2020.
O BCE continua a convidar os cidadãos da área do euro a apresentar, por escrito, as suas propostas e comentários sobre a estratégia de política monetária do BCE, na respetiva língua da área do euro, através do portal O BCE escuta. O prazo para a apresentação dos contributos foi prolongado até ao final de agosto de 2020.
Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Peter Ehrlich (tel.: +49 69 1344 8320).
Notas:
Perguntas e respostas sobre o reexame da estratégiaBanco Central Europeu
Direção-Geral de Comunicação
- Sonnemannstrasse 20
- 60314 Frankfurt am Main, Alemanha
- +49 69 1344 7455
- media@ecb.europa.eu
A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.
Contactos de imprensa